quarta-feira, 29 de junho de 2011

Algumas informações sobre a Mega Rampa ou Big Air

MegaRampa em São Paulo - 2009A MegaRampa, ou Big Air, como é chamada nos Estados Unidos, é a modalidade mais nova e extrema do skate. É a maior pista do mundo, com 107 metros de extensão e 27 metros de altura.



O que é a MEGARAMPA



A MEGARAMPA é dividida nos seguintes módulos:


• Drop: rampa de descida de 27 metros de altura


• Jump Ramp: rampas de impulsão de salto em direção ao vão livre para a realização de manobras. Podem ter 50 pés e 70 pés.


• Landing: rampa de aterrisagem.


• Quarter Pipe: rampa de 90 graus com 9 metros de altura por 20 metros de largura, onde também são realizadas manobras.




Curiosidades sobre a MegaRampa

Algumas informações que achamos que você vai gostar de saber.






• A Megarampa nasceu de um mix de outras modalidades de skate: Vertical, Street, Down Hill, Freestyle, Longboard e Off-Road.


• O Brasil é o segundo mercado de skate do mundo, superado apenas pelos EUA. Nossos atletas são campeões mundiais em praticamente todas as modalidades do skate profissional.


• Pouco mais de 20 skatistas em todo o mundo se aventuram na Megarampa.


• A MegaRampa caberia no Estádio do Maracanã, mas bem apertadinha. Com só 5 metros de folga.


• Se o King Kong quisesse pegar o skatista no momento do salto na MegaRampa, ele não conseguiria.



Manobras básicas na Jump Ramp da MegaRampa

• Existem variações de manobras de 360 graus e os nomes mudam conforme a posição que se segura no skate.


• Entre a principais estão as de back side 360 (giro de 360 graus com saída de costas para a rampa de aterrisagem), como a Mute 360 e a Indy 360.


• As variações de front side 360 (giro de 360 graus com saída de frente para a rampa de aterrisagem), que também dependem de como se pega no skate são Front Side Stale Fish 360 e Lien Air 360.




Manobras complexas na Jump Ramp da MegaRampa


• Back Flip (giro de 360 graus de ponta cabeça).


• Back side 360 Ollie (giro de 360 graus com saída de costas para a rampa de aterrisagem sem segurar no skate).


• Switch Back Side Ollie 180 (giro de 180 graus com saída de costas para a rampa de aterrisagem, utilizando a base invertida no skate).


• Flip Mute 360 (rotação de 360 graus com saída de costas para a rampa de aterrisagem com um giro completo do skate simultaneamente)


• Back flip Rocket (giro de 360 graus de ponta cabeça, posicionando os dois pés na parte de trás do skate simultaneamente)






*** Tanto as manobras básicas como as complexas se tornam mais difíceis quando executadas no jump ramp de 70 pés, aproximadamente 21,30 metros.



Manobras básicas no Quarter Pipe da MegaRampa


• Back side air (aéreo de costas p/ a pista) e algumas variações que dependem de como se segura no skate: Mute Air, Indy Air, Tail Grab.


• Front side air (aéreo de frente p/ a pista) e algumas variações que também dependem de como se segura no skate, tais como Stale Fish, Tail Grab, Slob Air e Lien Air.






Manobras complexas no Quarter Pipe da MegaRampa


• Mc Twist (giro de 540 graus)


• Back side 540 (giro de 540 graus) e algumas variações que dependem de como se segura no skate, tais como Indy 540, Stale fish 540, Tail Grab 540, Flip indy (combinação de um Indy Air, girando o skate por completo)


• Heel Flip Indy (combinação de um Indy Air, girando o skate por completo utilizando o calcanhar)


• Todas manobras de Switch Stance (manobras executadas com a base invertida no skate)






*** Todas as manobras no Quarter Pipe, tanto básicas como complexas, executadas com a utilização da rampa de salto de 70 pés se tornam mais difíceis, pois a velocidade atingida é bem maior.


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Essa é a 2011.






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